Lifelong Learning – A aprendizagem ao longo da vida

Destaque

Lifelong Learning

Este mês falamos de lifelong learning – a aprendizagem ao longo da vida. Trata-se da aquisição de conhecimentos e competências que ocorre, de forma continuada, após o término dos estudos ou da formação profissional, ou seja, posteriormente à entrada no mercado de trabalho.

O princípio de lifelong learning, para ser eficaz, deveria partir da iniciativa de cada um, enquanto responsabilidade individual e escolha pessoal. No entanto, este conceito tem ganho cada vez mais importância no seio empresarial, aliado à valorização do capital humano. Desenvolver e incentivar o mindset de lifelong learning organizacional é positivo para ambas as partes: o profissional vai adquirindo soft e hard skills importantes no seu percurso profissional; por sua vez, contribui para o crescimento e competitividade da empresa e do mercado em geral. Numa altura em que assistimos a uma guerra por talentos, os colaboradores mais procurados nos processos de recrutamento e seleção, são os que mostram maior capacidade e predisposição para adquirir ou melhorar conhecimentos.

É essencial criar espaço na vida pessoal e profissional para este propósito, aprendizagem continua e desenvolvimento pessoal, procurando uma atualização constante num mundo em permanente e rápida evolução.

Artigo

Lifelong Learning: O segredo para não ficar de fora

A aprendizagem ao longo da vida é fundamental, independentemente da idade ou profissão.
(…)
Ao procurarem constantemente o conhecimento e o desenvolvimento de novas skills (hard ou soft), as pessoas ficam preparadas para enfrentar os desafios do mundo moderno e aproveitar as oportunidades que surgem. A aprendizagem contínua permite que se expandam intelectualmente e amplifiquem horizontes, o que aumenta a autoconfiança, a auto-estima, a autoconsciência e a empregabilidade e diminui a discriminação por etarismo.

É muito o que se perde, por se parar de aprender. A estagnação profissional e a possível ultrapassagem por outros mais aptos. A perda de oportunidades, devido à falta de adaptabilidade, pode levar a sentimentos de desorientação, falta de confiança e incapacidade de lidar com os novos desafios. A estagnação pessoal, presa a uma rotina monótona, leva à limitação de perspectivas e a risco de obsolescência.
(…)
A chave é estar aberto a explorar oportunidades de aprendizagem, sejam formais ou informais, procurando o crescimento pessoal e profissional. Este é o segredo para não se sentir e não ficar de fora.
Ler artigo completo.

As Vantagens do Lifelong Learning

  • 1) Desenvolvimento pessoal e pensamento crítico
  • 2) Promove autoconfiança e o reconhecimento
  • 3) Facilita a adaptação a mudanças no mercado de trabalho
  • 4) Estimula a criatividade e inovação
  • 5) Fomenta a produtividade e melhora a qualidade

Para ler o documento na íntegra, clique aqui