Destaque
Outubro, o mês do nosso Administrador…
Este mês damos destaque ao nosso Administrador, Carlos Moita, que está de parabéns pelo seu aniversário e felicitá-lo também pelo incrível percurso, uma referência enquanto empresário e empreendedor. Natural de Marvila, Lisboa, formado em Gestão de Empresas e um MBA em Gestão. Cedo rumou à Figueira da Foz, cidade que viria a ganhar com a sua capacidade de transformar ideias em negócios, criando emprego e contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região. Um visionário capaz de juntar as sinergias necessárias para a criação de valor.
O caminho que traçou inspira-nos enquanto pessoa e empresário apaixonado pelo trabalho e pela vida. Deixamos aqui alguns dos seus projetos:
Acesso – Assessoria e Gestão de Negócios, S.A. empresa que labora desde 1994, prestando serviços de apoio à gestão e projetos de investimento.
Razão – Gabinete de Estudos e Contabilidade, Lda. (início de atividade em 1980), em 1995 junta-se a este projeto que oferece um serviço especializado nas áreas da contabilidade, consultoria contabilística e fiscal, gestão administrativa de recursos humanos e outsourcing administrativo.
Recicom – Reciclagem e Serviços, Lda. (1996) – empresa que inicialmente se dedicava à recolha e gestão de resíduos. Em 2011 deixa a área de negócio da reciclagem para se dedicar em exclusivo à prestação de serviços às empresas em regime de outsourcing, nas áreas da logística, operações fabris e limpeza industriais, alterando a sua designação para Recicom, Lda.
RCD, S.A. (constituída em 2008) dá forma a uma atividade inovadora sustentado por uma visão de economia circular, com início de atividade efetiva em 2013. A RCD, S.A. apresenta soluções integradas de triagem e valorização de resíduos de construção e de demolição, possibilitando o seu reaproveitamento em cerca de 90%.
Suporte Recursos Humanos (2012) numa altura em que se vivia uma crise financeira arrisca e surge a SUPORTE. Uma empresa focada em dar resposta às necessidades nas diversas áreas da gestão integrada de recursos humanos, nomeadamente, recrutamento e seleção, cedência de colaboradores em regime de trabalho temporário, outsourcing e consultadoria em gestão de recursos humanos, atuando nos diversos setores de atividade e em diferentes áreas profissionais.
Áreas & Perímetros – construções, Lda. (2020) em plena pandemia, num cenário de incerteza e adversidade, a sua visão de negócio e audácia leva-o a criar um novo projeto, desta vez, dedicado à construção civil, obras públicas ou privadas, bem como remodelações, reabilitações e infraestruturas urbanas.
Outros desafios:
ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, onde desde 1997 assumiu diversas responsabilidades, nomeadamente, enquanto membro do Conselho Fiscal, elemento de Direção Executiva na qualidade de Tesoureiro e, posteriormente, Vice Presidente. Em 2016 e porque é um Homem de desafios aceita a proposta para Presidente, mandato que durou até 2019, destacando-se pela diplomacia com que geria as diversas atividades desenvolvidas com as mais diversas instituições locais, regionais e nacionais.
Incubadora de Empresas da Figueira da Foz – Associação para o Desenvolvimento Empresarial, ligado ao projeto desde a sua construção, assumiu responsabilidades na Direção Executiva, bem como a Presidência de 2016 a 2020.
Instituto Pedro Nunes – Fundado pela Universidade de Coimbra, o IPN promove a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido empresarial, casa onde colaborou enquanto Responsável Financeiro durante mais de 20 anos.
Com uma trajetória de conquistas, o nosso Administrador lidera os seus projetos de forma colaborativa e participativa, a personificação da seriedade, rigor e ética profissional.
Artigo
Competências necessárias para saber como liderar um ambiente VUCA
“Liderar com êxito nas organizações está a tornar-se uma tarefa cada vez mais complexa. Devido ao contexto temporal no qual nos encontramos. A rapidez e a capacidade de adaptação marcam o ambiente empresarial incerto e em constante transformação.
O ambiente empresarial actual recebe o nome de VUCA que corresponde, em inglês, às siglas Volatilidade (V), Incerteza (U), Complexidade (C) e Ambiguidade (A). (…)
Liderar em um ambiente VUCA implica modificar a maneira como formamos. (…) Um líder deve ser capaz de adaptar-se às contínuas mudanças com rapidez, agilidade e persistência face aos seus concorrentes directos. (…)
Em um ambiente VUCA, as organizações devem estimular as suas equipas a trabalhar em conjunto, em colaboração, por projectos, e melhorar a Comunicação entre eles. (…) O modelo de liderança VUCA exige que o líder consiga uma conexão emocional com a equipa, isto é, que exista respeito e interesse genuíno pelo outro.” Ler artigo completo.
Dicas
Algumas das características dos empreendedores de sucesso:
- Capacidade de aprendizagem contínua
- Facilidade de comunicação
- Liderança
- Ousadia
- Persistência
- Visão analítica e estratégica
- Visão de futuro e inovação
Para ler o documento na íntegra, clique aqui