Talento não tem idade

Destaque

A importância do talento multigeracional

Hoje e felizmente, é cada vez menor o estigma e a discriminação etária no acesso ao mercado de trabalho. A diminuição da taxa de natalidade, o aumento da esperança média de vida e a falta generalizada de mão de obra constituem fatores e tendências que levam as organizações, sobretudo, os profissionais de recursos humanos a alterar o mindset na contratação de talento sénior.

São visíveis os benefícios para as empresas no recrutamento de colaboradores de uma faixa etária mais elevada e com grande potencial. Desde logo, pela sua experiência, conhecimentos, competências interpessoais, pelo grau de responsabilidade e envolvimento. A redução da taxa de absentismo e de rotatividade são igualmente consequências positivas.

As organizações têm a responsabilidade de implementar estratégias que impliquem boas práticas no que respeita ao trabalho dos seniores, promovendo o prolongamento da vida ativa de forma sustentável.

As Empresas com ambientes de trabalho diversificados e com equipas multigeracionais são mais dinâmicas, mais equilibradas e mais saudáveis.

Artigo

O talento não tem idade

Portugal está envelhecido. A taxa de natalidade portuguesa continua a figurar entre as mais baixas da União Europeia, a esperança de vida à nascença aumenta, para homens e mulheres, e a longevidade também.

(…)
O nível de maturidade e de compromisso, a maior estabilidade que podem dar às organizações, a persistência, a capacidade de liderança e de comunicação face-a-face, em detrimento da comunicação que se estabelece através das tecnologias, são competências que, segundo a Msearch, os profissionais seniores reúnem e que são “altamente valiosas para as organizações”.

(…)
O interesse das empresas em profissionais com mais de 50 anos atesta a importância que assumem nas empresas.

Ler artigo completo.

Recrutamento e retenção de talento sénior

 

5 vantagens:

  • Experiência
  • Maturidade
  • Estabilidade
  • Adaptabilidade
  • Inteligência Emocional

Para ler o documento na íntegra, clique aqui