Onboarding: integração de novos Colaboradores

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Onboarding: integração de novos Colaboradores

Será que está a dar importância devida ao processo de acolhimento, integração e desenvolvimento dos novos colaboradores?

Numa altura em que é difícil recrutar e reter talentos, o onboarding pode ser uma ferramenta essencial na gestão de recursos humanos. Como sabemos, as primeiras impressões contam. Estudos mostram que uma experiência de integração agradável afeta diretamente a decisão do colaborador em permanecer na empresa. Por outro lado, empresas que investem um pouco mais nesta matéria, viram resultados em termos de produtividade. Ter uma boa estratégia de onboarding é fundamental e pode fazer a diferença. É uma tarefa que requer planeamento, definição de procedimentos no que respeita à mentoria, acompanhamento e formação se necessário. Nos dias de hoje, não basta uma mera apresentação organizacional, é importante criar algumas dinâmicas de forma a que o novo membro da equipa se sinta acolhido e, desde logo, se sinta parte integrante da empresa. Um processo de onboarding eficaz, eleva a cultura inclusiva e acolhedora da empresa, os seus valores e reforça o branding.

Já agora numa próxima edição falaremos sobre offboarding.

Artigo

Como fazer um processo de onboarding bem-sucedido, passo a passo

Vivemos numa época de mudanças no âmbito laboral. Os colaboradores vivem em diferentes países, implementaram-se modelos híbridos de trabalho, e a forma de comunicarmos e trabalharmos uns com os outros também se alterou.
Consequentemente, os processos de onboarding de talento também devem evoluir no sentido da sua otimização.
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Alguns dos erros mais frequentes assinalados pelos candidatos nos processos de onboarding são: A falta de informação; Uma apresentação incompleta da equipa diretiva e humana; A falta de acompanhamento posterior (follow-up).
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É importante que o colaborador se sinta sempre acompanhado. Concentre-se na pessoa, evitando que as tarefas diárias do negócio o distraiam do seu novo colaborador.
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Não perca a oportunidade para comentar o trabalho realizado, tanto aquilo que foi bem feito como o que foi menos conseguido. Mas sempre com assertividade e empatia. (…)
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As Vantagens do Lifelong Learning

  • 1) Maior engagement
  • 2) Motivação e autoconfiança
  • 3) Alinhamento com os objetivos estratégicos da organização
  • 4) Diminuição do turnover
  • 5) Fortalecimento da marca empregadora

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