Bons profissionais – a mola impulsionadora

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Profissionais – a mola impulsionadora!

Num mercado cada vez mais competitivo e delicado no que respeita ao recrutamento, seleção e retenção de colaboradores, será que na sua empresa está a valorizar, de forma correta e justa, o capital humano? Estamos a falar de colaboradores excecionais que mostram envolvimento com a organização, trabalham com empenho e dedicação e que apresentam capacidade de desenvolvimento. Talentos que mostram paixão pelo seu trabalho e se destacam dos demais, contribuindo para o crescimento da organização. Colaboradores que apresentam capacidade de antever e resolver problemas, mesmo em situações mais complexas e de maior stress, conseguem superar-se e manter o foco. Estes profissionais sabem estabelecer prioridades, são organizados e, consequentemente, apresentam níveis elevados de produtividade. Dotados de competências técnicas, mas também competências comportamentais, comunicam de forma empática e assertiva. Pessoas resilientes e com maior controle emocional desenvolvem relações de trabalho mais saudáveis.

Talvez seja altura de refletir sobre o potencial humano que tem na organização, bem como definir, implementar e acompanhar uma gestão de desempenho baseada no desenvolvimento de competências alinhadas com os objetivos individuais, estratégicos e cultura da empresa.

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Quais os aspetos que caracterizam um profissional competente?

Competência é o conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes importantes para o exercício de qualquer atividade profissional, além de ser considerada fator preponderante para o sucesso.
Esse conceito foi acrescido de mais duas habilidades importantes: Valores e Emoções.
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No ambiente corporativo é fundamental ter o desenvolvimento da inteligência emocional para ser um profissional bem-sucedido e saber como agir em momentos de tensão.
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O que torna um profissional competente é a sua capacidade de resolver problemas e entregar resultados. Para isso, se utiliza de um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos.
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Rápidas mudanças, dinamismo do mercado e novas tecnologias são os principais fatores que exigem do profissional um perfil mais flexível e adaptável.
Capacidade de trabalhar em equipe, escuta ativa e propor soluções são algumas características cada vez mais valorizadas pelas empresas e, por isso, a necessidade de desenvolvê-las para ter destaque no mercado de trabalho.
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Caraterísticas de um bom profissional

  • 1) Honestidade e proatividade
  • 2) Capacidade de organização e gestão do tempo
  • 3) Respeito, ética e profissionalismo
  • 4) Capacidade para comunicar e ouvir críticas construtivas
  • 5) Comprometimento com a estratégia e valores da empresa

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